Seguro contra temporal: quais coberturas contratar?

seguro contra temporal - imóvel e automóvel - como funciona

Entenda quais cobertura são essenciais para um seguro contra temporal, tanto para proteger seu imóvel quanto seu veículo!

Infelizmente temos vistos casos de tempestades, vendavais e enchentes por todo o Brasil. Pensando nisso, no post de hoje tratamos do seguro contra temporal: Falamos como o seguro pode proteger seu imóvel (residencial ou empresarial) de danos decorrentes de eventos desse tipo. Também falamos sobre as coberturas que protegem seu veículo desse tipo de situação.

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel ou seguro de imóvel com a gente!


Seguro contra temporal para imóveis

A proteção contra temporais focada em imóveis pode ser feita por meio de:

  • Seguro residencial: direcionado para casas e apartamentos de uso particular
  • Seguro empresarial: direcionado para imóveis de uso comercial

Para ambas as modalidades de seguro, a recomendação é a mesma:

Contrate pelo menos essas três coberturas:

  • Danos elétricos
  • Vendaval e Granizo
  • Alagamento (no caso de casas)

Para imóveis que tenham jardim decorado, com árvores e mobília de alto valor, também é recomendada cobertura de Danos ao Jardim.

Vamos ver cada uma dessas coberturas em detalhes a seguir:

Danos elétricos

O Brasil é um dos países com maior incidência de raios no mundo. Além disso, a infraestrutura local faz com que a rede elétrica nem sempre seja das mais estáveis.

Equipamentos como computadores, notebooks, televisão, máquinas de lavar, geladeira, etc. estão sujeitas a danos elétricos decorrentes de queda de raio, curto circuito, oscilação de energia, dentre outros.

Em temporais é extremamente comum que danos deste tipo ocorram, por isso a recomendação é que seja contratada uma cobertura de danos elétricos com bom limite máximo de indenização.

Para escolher o limite máximo de indenização desta cobertura, leve em conta todos os equipamentos eletroeletrônicos do imóvel segurado e estipule qual seria o prejuízo máximo se houvesse dano a todos eles. Caso não deseje contratar um limite que ampare todos os equipamentos, considere pelo menos um limite que leve em conta de 1/4 a 1/2 dos equipamentos do local.

A cobertura poderá ser acionada para reparo do bem ou indenização integral, a depender do laudo técnico sobre os danos sofridos. Em caso de perda total com indenização integral do bem, é necessário checar qual a política de indenização adotada pela seguradora, prevista nas Condições Gerais (que são as cláusulas contratuais do seguro disponibilizadas pela seguradora no seu site).

Vendaval e Granizo

Em princípio essa cobertura pode parecer direcionada apenas para casas e imóveis de rua. Porém, não é verdade.

Para imóveis habituais ou comerciais de rua danos por vendaval e granizo podem gerar destelhamento, danos à laje dentre outras estruturas do local.

No caso de imóveis com placas solares, também pode haver danos às placas. Sempre verifique se a seguradora de seu interesse ampara placas solares dentro da cobertura de vendaval ou se é necessário contratar cobertura específica.

Para apartamentos e salas comerciais em edifícios podem ocorrer danos às janelas e sacadas, inclusive adentrando no imóvel. Por isso é recomendada contratação desta cobertura para esses tipos de imóveis também.

Para escolher o limite máximo de cobertura desta

Anúncios luminosos geralmente não está dentro da cobertura de Vendaval

Um detalhe importante sobre a cobertura de vendaval em imóveis comerciais é que a grandíssima maioria das seguradoras exclui a cobertura de anúncios luminosos como aqueles instalados em fachadas, totens e outdoors do comércio. Verifique se este é o caso da seguradora de seu interesse.

Se for o caso, é necessário contratar cobertura específica para anúncios luminosos.

Verifique também se a seguradora oferece cobertura de Responsabilidade Civil para Anúncios Luminosos. Esta cobertura é direcionada para danos a terceiros ocasionados por esses itens. Como existe o risco de queda, por exemplo, sobre pessoas, outros imóveis e veículos, é importante que imóveis que tenham esse tipo de item contratem cobertura de RC para esses itens.

Alagamento

Nem toda seguradora oferece cobertura de alagamento. Para imóveis habituais ou comerciais localizados na rua, especialmente em regiões com risco de alagamento, é fundamental priorizar seguradoras que oferecem esta cobertura.

Ela protegerá do risco de danos relacionados a enchentes e inundações vindos da rua.

Para escolher o limite máximo de indenização desta cobertura leve em conta não apenas equipamentos eletroeletrônicos que poderiam ser danificados num eventual alagamento, como também mobílio, piso e acabamentos diferenciados do imóvel.

Seguro contra temporal para veículos

Seguro contra temporal também pode ser necessário para veículos: carros, motos, caminhões, etc.

Veículos que tenham seguro compreensivo (popularmente conhecido como seguro “total“) estarão amparados no caso de perda parcial ou perda total decorrentes de eventos relacionados a temporais, como por exemplo alagamentos, queda de raio, queda de árvore, etc.

  • Perda parcial: Quando orçamento de reparo na oficina é inferior a 75% do valor do veículo na apólice. Neste caso é feito o reparo do veículo. O segurado paga a franquia e a seguradora cobre a diferença acima da franquia.
  • Perda total: Quando orçamento de reparo na oficina é igual ou superior a 75% do valor do veículo na apólice. Neste caso a seguradora paga indenização integral com base no valor estipulado na apólice (percentual contratado da Tabela FIPE ou valor fixo da apólice). Não há franquia. A propriedade do salvado (“resto”) do veículo é transferida para a seguradora.

Já em seguros simplificados, como por exemplo seguro de automóvel somente para danos a terceiros ou seguro de automóvel somente para roubo e furto, não haverá cobertura em situações como essas.

Cuidado para não agravar o risco!

Vale ressaltar que mesmo no seguro compreensivo, o segurado deve ter cuidado para não agravar o risco, sendo a situação mais comum entrar voluntariamente em áreas alagadas tentando atravessá-las.

Se o veículo é pego por uma enchente acidentalmente, há cobertura normalmente. Porém, se o segurado por livre e espontânea vontade dirige o carro para dentro de uma enchente tentando atravessá-la e posteriormente a seguradora comprova que isso ocorreu, poderá haver recusa do sinistro sob alegação de agravo do risco.

Cobertura de higienização

Algumas seguradoras oferecem cobertura opcional de higienização do veículo no caso de alagamento. Se você circular por regiões onde existe risco recorrente de enchentes e inundações, é interessante considerar a contratação desta cobertura, ainda que ela gere um acréscimo no preço final do seu seguro.

Quando o veículo é pego por um alagamento, todo estofamento pode ser comprometido com mal cheiro, mofo, entre outros problemas. A higienização é um procedimento superior a simples lavagem e ajudará a prevenir problemas.

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel ou seguro de imóvel com a gente!


Tem dúvidas sobre seu seguro? Use nosso Tira-Dúvidas!

Sua dúvida pode ser a dúvida de milhares de outras pessoas! Por isso criamos o Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Muquirana Seguros Online.

Nele você envia sua questão e respondemos na forma de texto aqui no blog ou em vídeo no YouTube.

Você é notificado por e-mail quando sua resposta está pronta!

Para usar o Tira-Dúvidas, clique no botão abaixo!

Scroll to Top