Pessoas Com Deficiência devem estar atentas a detalhes ao contratar seu seguro auto PCD! Hoje explicamos que detalhes não podem escapar!
A contratação de um seguro auto PCD é bastante simples e tranquila, porém é importante estar atento a alguns detalhes. No post de hoje damos dicas do que você sempre deve checar antes de contratar o seguro e também durante um eventual processo de sinistro de indenização integral.
Aproveite para cotar seu seguro com a gente!
O seguro auto PCD exige atenção a dois pontos:
- O que fazer e como funciona caso o veículo tenha isenção tributária de IPI e ICMS para PCD
- O que fazer e como funciona caso o veículo possua equipamentos de adaptação.
Vamos falar de cada um desses tópicos logo abaixo:
Veículo adquirido com isenção tributária para PCD
Quem é PCD e adquiriu o veículo com isenção tributária de IPI e/ou ICMS para PCD, deve estar atendo:
- Na hora de contratar o seguro
- Na hora de um eventual sinistro de indenização integral
Vamos ver cada um desses pontos abaixo.
Na hora de contratar o seguro
A primeira dica começa antes mesmo de contratar o seguro: procure seguradoras que tem aceitação para veículos com isenção tributária para PCD.
Nem todas seguradoras aceitam veículos nessa condição, de modo que se for contratado sem informar e posteriormente ocorrer um sinistro, poderá ocorrer a recusa do sinistro.
Na cotação, proposta e apólice do seguro deverá haver um campo no qual esteja informado sobre a existência da isenção. Confira se este campo foi preenchido corretamente.
Na hora da indenização integral
Alguns detalhes também mudam nos casos de sinistros de indenização integral, ou seja, situações de perda total ou roubo ou furto sem localização do veículo.
Dentre os documentos solicitados para liberação do pagamento da indenização integral, estarão as guias para recolhimento dos impostos.
É responsabilidade do segurado providenciar as guias e enviar para a seguradora. Já o recolhimento desses impostos fica a encargo da seguradora, sem ônus para o segurado.
Nem sempre foi assim!
Apenas por curiosidade, vou contar como funcionava há algum tempo atrás. Mas que fique claro que atualmente não funciona mais assim e hoje o segurado tem apenas que providenciar a guia, sem qualquer participação no processo de recolhimento dos impostos.
Como era antigamente?
Há alguns anos atrás, o segurado precisava informar que o veículo tinha isenção tributária para PCD para que a seguradora autorizasse que ele contratasse um percentual adicional de cobertura de casco para usar na quitação dos impostos num eventual sinistro de indenização integral.
Por exemplo: Suponha que a isenção tributária fosse em torno de 25% do valor do veículo. Ao invés de contratar 100% da Tabela FIPE ou de um valor determinado, o segurado precisava contratar 100% + 25% = 125%. Num sinistro de indenização integral, ele usaria esses 25% para recolhimento dos impostos e, ao final, ficaria com 100% na mão para adquirir um novo veículo.
Por que a mudança foi boa? O novo processo é muito melhor por diversos motivos:
- O segurado precisa apenas providenciar as guias de recolhimento. Fica a encargo da seguradora fazer o processo de recolhimento.
- A precificação do seguro passou a ser feita com base numa cobertura de casco de 100% ao invés de, por exemplo, 125%.
Veículo PCD com equipamento de adaptação
Para aqueles veículos de PCD que possuem algum tipo de equipamento de adaptação, também é preciso estar atento ao escolher a seguradora. Nem todas seguradoras oferecem cobertura para equipamentos de adaptação. Consulte o corretor para se certificar que a seguradora de seu interesse tem esta opção caso você tenha interesse em assegurar o equipamento junto ao veículo.
A cobertura do equipamento de adaptação dentro do seguro de automóvel ocorre por meio da contratação de uma cobertura adicional. Essa cobertura garantirá danos de perda parcial e também de perda total.
Nos sinistros de perda parcial do equipamento, poderá existir franquia. Verifique sempre junto ao corretor que está lhe atendendo.
Portanto, sempre: avise o corretor que seu veículo tem equipamento de adaptação, confira se a seguradora de seu interesse cobre esse tipo de equipamento e qual o valor da franquia (se houver).
Vídeo
Em nosso canal no YouTube preparamos um vídeo especialmente sobre seguro auto PCD. Clique abaixo para assistir e aproveite para deixar seu curtir e se inscrever!
Tem dúvidas sobre seu seguro? Use nosso Tira-Dúvidas!
Sua dúvida pode ser a dúvida de milhares de outras pessoas! Por isso criamos o Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Muquirana Seguros Online.
Nele você envia sua questão e respondemos na forma de texto aqui no blog ou em vídeo no YouTube.
Você é notificado por e-mail quando sua resposta está pronta!
Para usar o Tira-Dúvidas, clique no botão abaixo!