Seguro residencial tem cobertura de placa solar?

Seguro residencial cobre placa solar?

O uso de painel solar é cada vez mais comum. Hoje explicamos como funciona a cobertura de placa solar no seguro residencial!

Cada vez mais famílias tem aderido ao uso de placas solares para geração de energia em suas casas. No post de hoje explicaremos como funciona a cobertura de placa solar no seguro residencial, mostrando a variação que existe nesta cobertura entre diferentes seguradoras. Fique atento para contratar a cobertura correta para sua residência com placa solar. Lembrando que estamos aqui para lhe atender e ajudar se precisar de um seguro residencial!

Aproveite para cotar seu seguro residencial com a gente!


Diferentes formas de cobertura de placa solar no seguro residencial

Atualmente há duas formas de cobertura de placa solar no seguro residencial:

  • Cobertura específica, com necessidade de contratação a parte;
  • Cobertura dentro das demais coberturas contratadas, sem necessidade de cobertura específica

Vamos explicar como funciona cada uma delas:

Cobertura específica para placa solar no seguro residencial

Há seguradoras que garantem cobertura para placas solares mediante a contratação de uma cobertura específica para elas. Isso significa que não haverá cobertura para as placas solares dentro das demais coberturas contratadas. É necessário ter a cobertura específica, do contrário, as placas solares não estarão cobertas.

Um exemplo de seguradora que atua desta forma é a Porto Seguro.

Veja no exemplo abaixo, que a cláusula específica de cobertura para placa solar nessa seguradora diz quais são os riscos garantidos.

Sem a contratação desta cobertura específica, ainda que o segurado tenha contratado coberturas como danos elétricos, vendaval etc., as placas solares não estarão amparadas. Somente mediante a contratação da cobertura específica, estarão cobertas.

Exemplo 1: Seguradora Porto Seguro trabalha com cobertura específica para placa solar, como pode-se ver na cláusula abaixo.

Cobertura de placa solar no seguro residencial - Exemplo 1

Cobertura de placa solar dentro das coberturas contratadas

Há seguradora que garantem cobertura para placas solares dentro das coberturas contratadas pelo segurado no seguro residencial. Desta forma, ele não precisa contratar uma cobertura específica para as placas solares. Elas estarão garantidas para os riscos cobertos dentro das coberturas contratadas, sem necessidade de especificar que há placas solares.

Dois exemplos de seguradoras que atuam desta forma são a Tókio Marine e a Allianz.

Veja nos dois exemplos abaixo que nestes casos, a seguradora inclui “placas solares” na cláusula de bens compreendidos pelo seguro de forma geral.

Não haverá cobertura para as placas solares somente se determinada cobertura listar placas solares na cláusula de itens excluídos daquela cobertura em específico.

Exemplo 2: Seguradora Tókio Marine inclui placas solares na cláusula de “bens cobertos” por todas as coberturas que amparem “conteúdo” da residência.

Cobertura de placa solar no seguro residencial - Exemplo 2

Exemplo 3: Seguradora Allianz inclui placas solares na cláusula de bens compreendidos pelo seguro residencial de forma geral.

Cobertura de placa solar no seguro residencial - Exemplo 3

Quais os riscos cobertos para placa solar no seguro residencial?

A depender da forma que a seguradora trabalha com relação a placas solares no seguro residencial, os riscos cobertos variarão.

Nos seguros em que é necessário contratação de cobertura específica (exemplo da Porto, acima), estarão amparados exclusivamente os riscos listados dentro da cláusula da cobertura de placa solar. Não é possível contratar cobertura para riscos que não estejam inclusos nesta lista. Veja que no exemplo da Porto essa lista inclui: Incêndio, Explosão, Implosão, Fumaça, Queda de Aeronave, Impacto de Veículos Terrestres, Danos Elétricos, Quebra de vidros, Vendaval, Furação, Ciclone, Tornado, Queda de Granizo, Desmoronamento, Tremor de Terra, Terremoto, Subtração e danos mecânicos.

Nos seguros em que placas solares estão cobertas dentro das demais coberturas, os riscos cobertos dependerão de quais coberturas foram contratadas em geral. Por exemplo: Num seguro feito na Tókio Marine com cobertura de danos elétricos, mas sem cobertura para vendaval, as placas solares estarão amparadas de riscos relacionados a danos elétricos, porém não estarão amparadas para danos por vendaval. Por isso em seguros feitos dessa forma, é importante escolher com cuidado as coberturas para não deixar alguns riscos essenciais de fora. Como mera sugestão, indicamos para nossos clientes que tem placa solar, sempre incluir cobertura básica (incêndio, explosão, fumaça e queda de raio), cobertura de danos elétricos, cobertura de vendaval e granizo, cobertura de desmoronamento, cobertura de subtração de bens.

Cobertura de danos a terceiros

Com relação aos riscos cobertos, vale a pena mencionar o risco de danos a terceiros.

Imagine que uma das placas se desprende e causa danos materiais a um automóvel estacionado próximo da casa, ou danos corporais a um transeunte.

Nenhuma das coberturas mencionadas anteriormente cobrem esses tipos de riscos. As coberturas mencionadas tem por foco a garantia securitária das placas solares em si, mas não de danos que elas possam vir a causar a outras pessoas.

Para esse tipo de risco, é necessário verificar se a seguradora de interesse ampara danos a terceiros decorrentes das placas solares dentro da cobertura específica chamada “Responsabilidade Civil Familiar”(também conhecida como “Danos a terceiros”).

Como escolher limite de indenização da cobertura quando tenho placa solar?

Quando a residência tem placas solares, é importante ter atenção na escolha do limite de indenização de cada cobertura dentro do seguro residencial.

Em seguradoras que trabalham com cobertura específica para placa solar – como é o caso da Porto Seguro – a sugestão é que se escolha um limite máximo de indenização para a cobertura que equivalha ao valor total investido nas placas. Assim, se ocorrer dano total, haverá recursos para indenização total e uso dos recursos para troca das placas.

Em seguradoras que trabalham com cobertura das placas solares “embutidas” dentro das demais coberturas, a sugestão é somar o valor das placas solares ao valor dos demais itens que se deseja proteger com aquela cobertura. Por exemplo: Na contratação de cobertura de danos elétricos, pretende-se proteger as placas solares, mas também itens como televisão, geladeira, máquina de lavar, etc. Ao escolher o limite máximo de indenização da cobertura de danos elétricos, sugere-se somar o valor de todos esses itens, para o caso de danos generalizados na ocorrência de sinistro de danos elétricos.

Vídeo: “Seguro residencial cobre placa solar?”

Preparamos um vídeo com resumo dessas informações em nosso canal no YouTube. Clique abaixo para assistir e se inscrever!

Aproveite para cotar seu seguro residencial com a gente!


Tem dúvidas sobre seu seguro? Use nosso Tira-Dúvidas!

Sua dúvida pode ser a dúvida de milhares de outras pessoas! Por isso criamos o Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Muquirana Seguros Online.

Nele você envia sua questão e respondemos na forma de texto aqui no blog ou em vídeo no YouTube.

Você é notificado por e-mail quando sua resposta está pronta!

Para usar o Tira-Dúvidas, clique no botão abaixo!

Scroll to Top